Braco Alemão de Pelo Duro!!
É um cão de origem antiga, utilizado para atuar em vários tipos de caça na Alemanha. No século 19, com a popularização dos esportes na Europa, faltavam cães da raça passaram a trabalhar na função por necessidade.
O Braco Alemão de Pelo Duro ou Drahthaar é o cão de aponte germânico mais recente e em seu país de origem, muito popular.
Desenvolvido na Alemanha a partir do acasalamento dos Pointers (Inglês e Alemão), Poodle-Pointers, Airedales e Griffons, os criadores conseguiram desenvolver um cão muito versátil e quase inatingível em sua pelagem dura, que faz com que seja resistente às intempéries do clima.
Com o excelente desempenho da raça no campo, vários criadores de Poodle-Pointer esmeraram-se(Significado de Emerar=Executar um trabalho com cuidado minucioso.Tornar perfeito.Empenhar-se em fazer as coisas com perfeição.)em desenvolver a nova raça e em 1910, criaram o clube do Deutsch Drahthaar. Com a criação do clube, o sucesso da raça na Alemanha se intensificou e apenas 2 anos depois já haviam 700 cães registrados no livro de origens do clube.
Dotado de grande instinto de caça e realizando um excelente trabalho na tarefa de recuperação da presa abatida, atua bem também na caça de animais de pelo, como o javali e a lebre. Foram estas qualidades que fizeram com que sua população superasse, muitas vezes, a de seu ancestral de pelo curto em seu país de origem.
Apesar de todas estas qualidades, fora da Alemanha a raça não era muito popular, chegando aos Estados Unidos apenas depois da 2ª Guerra. O American Kennel Club reconheceu a raça apenas em 1959 e já em 1961 ganhou pela primeira vez uma competição de caça realizada em solo americano.
No Brasil, em função das restrições à caça é bem menos conhecido do que a variedade de pelo curto, mas, aos poucos, ganha mais adeptos que estão realizando importações de exemplares americanos e alemães.
Sua pelagem dura exige poucos cuidados por parte dos donos, sendo necessária apenas escovação para manter seu brilho natural e evitar o acúmulo de pelos mortos. É aceito, segundo o padrão da raça em diversas cores e padrões, sendo o fígado a cor mais comum.
Na escala de inteligência elaborada por Stanley Coren, em seu livro A Inteligência dos Cães o Drahthaar está na 44ª posição, o que se reflete na sua resistência ao aprendizado ´fácil´.
Além de suas habilidades no campo, seu temperamento o indica também como cão de guarda. É um cão bastante afetuoso com sua matilha doméstica, mas não é recomendado para aqueles que não possam proporcional exercícios constantes e atenção. Além de suas habilidades como cão de caça, é um cão de grande energia e muita resistência. Estas são as qualidades que fazem com que seja uma estrela nos campos de caça e exijam de seu dono um comportamento compatível. Trata-se de um cão que precisa de um dono experiente e que saiba como conduzi-lo para que não seja vencido pela ´teimosia´ típica da raça, que, uma vez controlada, faz com que seja um excepcional companheiro.
Segundo o novo padrão da raça e as determinações do país de origem, os filhotes não devem ter mais sua cauda amputada.
Para Ver O Padrão da Raça Segunda a CBKC Clique Aqui!
fonte: Lupus Alimentos / Dog Times / Wikipedia
0 Comentários:
Postar um comentário