Braco Alemão de Pelo Curto
O Braco Alemão de Pelo Curto ou Pointer Alemão, foi desenvolvido na Alemanha desde o século XVII por criadores que buscavam um cão que pudesse ser usado em diversos tipos de caçadas, tanto a animais de penas como de pêlo, fosse hábil apontador e, principalmente, rápido. É conhecido também como Kurzhaar e tem sua origem ligada aos pointers espanhóis, ao Foxhound – de quem herdou a velocidade – e ao Bloodhound, cuja herança foi o faro invejável. O Braco Alemão de Pêlo Curto descende de uma raça antiga, o Pointer Espanhol, que foi trazido para a Alemanha a partir de 1600. Não se sabe todas as raças que foram sendo utilizadas para se criar esta raça. Os candidatos mais comuns incluem raças alemãs locais assim como alguns outros cães de caça, como sabujos, o Bloodhound, o Foxhound, varias raças francesas, raças sortidas da Escandinávia, o Perdigueiro Alemão, e o Braco Italiano. No final de 1800, cruzadores adicionaram o Pointer Inglês à linhagem, dando a raça sua útil versatilidade.
O Braco Alemão pode ser preto ou fígado (chocolate), sólido ou ruão (branco) Não há preferência de uma cor sobre a outra. A tonalidade de ´ruão´ (salpicado) também pode variar de uma presença bastante clara dos pelos brancos, até uma mescla bem fechada, resultando num cão mais ´escuro´. Nos cães sólidos é permitida algumas marcações em branco. O acasalamento entre cores - e padrões - é permitido.
Na escala de inteligência elaborada por Stanley Coren, em seu livro A Inteligência dos Cães o Braco Alemão está na 17ª posição, o que se reflete na sua facilidade de aprendizado.
Assim como os dálmatas, os Bracos nascem totalmente brancos - apenas as áreas manchadas já são identificadas no nascimento. As pintas - mescladas de branco e fígado ou preto - começam a aparecer após 15 dias.
Aprende com facilidade os hábitos de higiene e com uma energia invejável são capazes de passar horas às voltas com as brincadeiras, especialmente aquelas que "simulam" a atividade de caça, como correr atrás de objetos.
Para aqueles que pretendem utilizar suas qualidades para caça, recomenda-se um treinamento específico, uma vez que é necessário que haja um "timing" perfeito com o caçador.
Os Bracos são cães de caça por excelência. Seu faro privilegiado fez que ele seja atualmente utilizado, inclusive, na busca de drogas em aeroportos em diversos países. São cães rústicos, que apresentam poucos problemas de saúde. No entanto, alguns exemplares, especialmente aqueles que não tem um alto nível de atividade, podem apresentar tendência para a obesosidade.
Assim como os outros Bracos Alemães - o Braco Alemão de Pêlo Duro e o Braco Alemão de Pêlo Áspero - esta é uma das poucas raças caça que virtualmente pode fazer todas as funções de um cão de caça. É pointer e retriever, perdigueiro e cão d'água, pode ser usado para caça maior e mais perigosa, sem contar com o nariz talentoso dos sabujos. É um excelente nadador, mas também trabalha bem em terreno seco. É tenaz, incansável, resistente e confiante. Em resumo, é um magnífico cão versátil que se mantém popular com caçadores de muitas nacionalidades.
Para ver o Padrão Oficial da Raça Segundo a CBKC!(Clique Aqui)
fonte: Saúde Animal / Wikipedia / Dog Times
0 Comentários:
Postar um comentário