O doberman é uma raça relativamente recente, desenvolvida durante o século XIX na Alemanha. Seu criador chamava-se Louis Dobermann e era um cobrador de impostos na cidade de Apolda. Devido a suas funções, Louis Dobermann, fazia diversas viagens pela região e sentia a necessidade de um cão para protegê-lo. Ele queria um cão valente, ágil, inteligente e corajoso que pudesse acompanhá-lo. Louis Dobermann também trabalhava como zelador no canil municipal de Apolda, e tinha um grande conhecimento sobre cães, a partir de 1870começou a realizar cruzamentos entre cães "dos açougueiros" (ancestrais do Rottweiler), Pinscher, Pastor Alemão, Weimaraner,Greyhound e o Manchester Terrier . Contudo, Louis Dobermann morreu aproximadamente dez anos após ter iniciado a seleção do doberman e não teve a oportunidade de ver seu trabalho concluído, seus trabalhos foram continuados por Otto Goeller, que estabeleceu o padrão da raça em 1899 e deu o nome de Dobermann Pinscher em homenagem ao seu criador.
Hoje é difícil definir a partir do qual raça ter sido criado o Doberman. De acordo com uma pesquisa de 1933 a um clube de Doberman, provavelmente, o primeiro cão utilizado é o Pinscher Alemão. Outras raças supostamente são os de Rottweiler (embora o famoso cão levantador Otto Goeller nega), Pastor da Boss, em França, Galgo Inglês, Manchester Terrier (com seus pontos de ferrugem). Outras pesquisas reconhece os pais de cão doberman, o Weimaraner eo Pointer, provavelmente em razão da semelhança na pelagem na cabeça do cão de caça.
No início aparência Doberman tem sido muito diferente. Muito provavelmente, o seu aspecto tem sido como Pinscher, desde que ele tomou a ousadia e os guardas pose. Oficialmente, a raça é admitido em 1893.
Como era a intenção de seu criador, o dobermann é realmente um cachorro de grande coragem, inteligência e agilidade. Seu temperamento é equilibrado e determinado, extremamente fiel ao dono e à sua família, muito desconfiado com estranhos e possui um grande instinto protetor e é considerado uma das melhores raças de cães de guarda. É um cão muito sensível e muito inteligente, com facilidade de aprendizado, que é utilizado em diversas funções no mundo todo, desde cão policial e cão militar até cão guia (embora esta não seja sua maior aptidão). Contudo esta não é uma raça para qualquer dono, seu dono deve ser um justo e equilibrado e saber como se impor com paciência e suavidade.
Doberman é um cão inteligente, fácil treináveis e forte. Ele vive com a vontade de servir ao homem. Cheia de energia, alegre e sociável, ele cria uma relação de saúde com a sua família humana e, especialmente, com o cara "escolhido", que é o único para o cão na sua vida inteira. Doberman existem para ser direito ao lado do seu mestre, para cuidar dele e de proteger sua vida.
Doberman está sempre pronto para briga com o inimigo, mas na realidade em casa é apenas seu animal de estimação. Doberman é uma parte do seu "pacote" e não confia estrangeiro ninguém. Devido a essa parceria, que você vai começar com o Doberman é para sempre - verdadeiro e forte.
Dobermanns são cães que precisam de exercício e espaço. Seu pêlo deve ser escovado regularmente para a retirada de fios mortos. Cães desta raça podem estar sujeios à incidência de torção gástrica, por isso deve-se tomar cuidado com sua alimentação, e de atrofia progressiva da retina, um problema que pode ser evitado com a escolha consciente do filhote e dos pais da ninhada.
Uma das muitas curiosidades sobre esta raça é que ela é a única raça que possui o nome do seu criador.
Inteligência canina é um termo genérico que engloba as faculdades envolvidas em uma ampla gama de tarefas mentais, tais como a aprendizagem, resolução de problemas e comunicação. O Doberman Pinscher foi classificada entre as mais inteligentes raças de cães em estudos experimentais e avaliações de especialistas. Por exemplo, o psicólogo Stanley Coren classifica a Doberman como o cão mais inteligente quinto na categoria de formação comando de obediência com base nos inquéritos seletiva atuou de alguns formadores, conforme documentado em seu livro A Inteligência dos Cães. Além disso, em dois estudos, Hart e Hart (1985) classificou o Doberman Pinscher em primeiro lugar nesta categoria. e Tortora (1980) deu o doberman o posto mais alto na treinabilidade. Embora os métodos de avaliação diferentes, estas os estudos mostram consistentemente que o Doberman Pinscher, juntamente com o Border Collie, Pastor Alemão e Poodle Standard, é uma das raças mais treinável do cão.
Doberman Pinschers contemporâneos não são uma raça agressiva global .
Embora estudos recentes não classificam Doberman Pinschers como a raça mais agressiva, o seu tamanho, força e agressividade para com estranhos torna potencialmente perigoso. Estudos de mordidas de cão e fatalidades da mordida de cão têm demonstrado que o perigo de ataque de Dobermans é relativamente elevado, e que as crianças têm cinco vezes mais probabilidades de ser mordido por um Doberman como Labrador Retriever .
De acordo com o Centers for Disease Control and Prevention, entre 1979 e 1998, o Doberman Pinscher foi envolvido em ataques a seres humanos, resultando em mortes com menos freqüência do que várias outras raças de cães, como cães Pit Bull tipo, cães Pastor Alemão, Rottweiler, Husky tipo, cão-lobo híbridos e Malamutes do Alasca. De acordo com este Centro de Controle de Doenças e Prevenção do estudo, um dos fatores mais importantes que contribuem para mordidas de cão está relacionado com o nível de responsabilidade exercida pelos proprietários.
Fonte 001 / Fonte 002 / Fonte 003
0 Comentários:
Postar um comentário