Rottweiler
O Rottweiler é uma das raças mais antigas que se tem notícia, tendo acompanhado as legiões Romanas através dos Alpes, servindo de guarda para os homens e tocando o rebanho. O Rottweiler herdou seu nome da antiga cidade de Rottweil: Rottweiler Metzgerhund (Cão de açougueiro de Rottweil - uma vez que os açougueiros criavam a raça com a única finalidade de trabalho).
Nesta época, os cães passaram por um processo de miscigenação, mas que manteve sua tarefa principal de guarda e boiadeiro de grandes animais. Atualmente, poucos cães ainda são usados com o fim do pastoreio, mas em compensação, é uma das raças preferidas de quem procura um cão de guarda silencioso, discreto e, acima de tudo, extremamente eficiente e confiante.
Apesar de todas as suas qualidades, o Rottweiler quase foi extinto e só escapou deste triste destino quando, em 1910, foi escolhido pela polícia alemã para auxiliá-la, juntando-se ao Pastor Alemão e ao Airedale Terrier.
Sua característica física mais marcante é a robustez do corpo e cabeça (estrutura molossóica), assim como sua pelagem característica: preto com marcações em marrom avermelhado, claramente definidas. Seu porte massudo (sem jamais ser gordo) e suas características de personalidade o qualificam de forma inequívoca para suas funções. O próprio padrão da raça ressalta que além de seu físico forte, é um cão que está constantemente atento e tem grande capacidade de perceber quando há ou não uma ameaça, ou seja, não é um cão que late ou ataca a qualquer ameaça e muito menos para qualquer um. Segundo os criadores, o Rottweiler tem enorme apego aos donos, dá-se muito bem com crianças (desde que sejam criadas juntos) e tem enorme a facilidade para aprender e obedecer (está em 9º lugar na classificação do livro "A Inteligência dos Cães").
Inteligente, tem faro apurado e boa memória, o Rottweiler tem um amadurecimento mais tardio do que cães de outras raças, sendo considerado adulto após os 2 anos de idade. É normalmente calmo e sereno, impondo-se pela confiança que demonstra ter e por seu histórico destemor.
A altura do macho varia de 61 a 68 centímetros de cernelha e peso entre 45 e 65 quilos. Os cães entre 61 e 62 centímetros são considerados pequenos. Os que possuem altura entre 63 e 66 centímetros têm o tamanho ideal. De 67 até 68 centímetros são muito grandes. Os rottweiler cuja altura estejam acima de 68 e abaixo de 61 centímetros são considerados fora do padrão da raça definido pelo ADRK.
A altura da fêmea varia de 56 a 63 centímetros de cernelha e peso entre 37 e 58 quilos.
Para ver o padrão oficial segundo o CBKC Clique Aqui!
fonte: Dog Times / Wikipedia
0 Comentários:
Postar um comentário